Verbete organizado
por:
Constância Lima Duarte e
Diva Cunha

 



Myriam Coeli


Vida:

Myriam Coeli nasceu em Manaus, em 19 de novembro de 1926, mas com poucos meses sua família mudou-se para o interior do Rio Myriam

Coeli nasceu em Manaus, em 19 de novembro de 1926, mas com poucos meses sua família mudou-se para o interior do Rio Grande do Norte, onde passou a infância e fez os primeiros estudos. Mais tarde, fez cursos em Natal e na Faculdade de Filosofia da Universidade de Recife. Com uma bolsa do Instituto de Cultura Hispânica, residiu na Espanha e diplomou-se pela Escola Oficial de Jornalismo de Madri.

Como professora, ensinou latim, português, francês, espanhol e italiano, literatura portuguesa, em diversas escolas de Natal. E como jornalista trabalhou nos principais jornais da cidade A República, Tribuna do Norte e Diário de Natal, fazendo reportagens ou escrevendo crônicas, algumas, inclusive, podem ser consideradas modelos exemplares de prosa poética.

Seu primeiro livro, intitulado Imagem virtual, de 1961, foi escrito em parceria com o marido e escritor Celso da Silveira. Em 1980 publicou Vivência sobre vivência e Cantigas de amigo, e em 1981 lançou Inventário.

Myriam Coeli morreu em vinte e um de fevereiro de 1982, vitimada por um câncer.